O homem que estava no mar

Eu quero ir para o Egito novamente, e talvez da próxima vez jogue a cautela ao vento, entre no lago e compre colares do homem em Al Faiyum.
Foto de julian obejas no Unsplash

Um banho era o que eu mais queria do que qualquer coisa no mundo, mas às vezes você não consegue o que quer e acaba agradecendo. Ahmr, nosso guia, um homem magro e sorridente, com a boca cheia de dentes tortos, nos disse que íamos para Faiyum.

"Mas temos que tomar banho antes de ir para outro lugar", insistimos. “Por favor, nos leve ao nosso hotel no Cairo! Não para Faiyum!

"Al-Faiyum", ele repetiu, assentindo e sorrindo como se seu inglês fluente o tivesse abandonado de repente. Ele nos guiou em direção a uma van onde nosso motorista, também sorrindo, dizia "Faiyum", e eu percebi que não estávamos tomando banho.

Éramos seis de nós, amigos dos Estados Unidos, viajando no Egito, e passamos a noite toda andando pelo país em um trem-cama. Eu havia conseguido persuadir um pouco de água da bacia no compartimento do trem para espirrar no meu rosto, o que teria que ser feito no lugar de um chuveiro. A areia do deserto grudava no meu cabelo, calça jeans, meus pés, e eu pensei que poderia provar.

Peggy Anke em Unsplash

Esta foi a última parte da nossa viagem. Tínhamos montado camelos, flutuamos sobre o vale dos reis em um balão de ar quente, cruzamos o Nilo e alugamos um pequeno barco para uma vila núbia, onde camelos sem corda percorriam as ruas.

Isso tinha sido uma aventura. Um camelo mal-humorado nos perseguiu atrás de uma cabana de palha e, enquanto eu olhava ao redor da cabana para ver se a costa estava limpa, ele se afastou, parecendo tão satisfeito quanto um camelo pode parecer quando aterroriza alguns americanos esquivos.

Travessia do Egito em um trem

Comemos o jantar da noite passada em bandejas equilibradas no colo, o vagão-restaurante com seu denso miasma de fumaça de cigarro estando fora dos limites para os não fumantes do nosso grupo. Depois do jantar, bebemos vinho até a noite se acalmar suavemente ao nosso redor, depois subimos em nossos beliches e dormimos ao barulho rítmico do trem.

Em algum momento da noite, acordei e cambaleei dois vagões de trem para o banheiro. Confundindo uma maçaneta com o lavador de roupas, eu a virei e fiquei assustada com um jato de água saindo direto do vaso sanitário para as minhas roupas. Já completamente acordado, voltei para o meu compartimento e abri cortinas frágeis para contemplar uma lua cheia e brilhante brilhando no Nilo.

Eu queria desesperadamente ir ao nosso hotel no Cairo e tomar banho quando nosso trem parou. Uma cunha carmesim do nascer do sol afastara a capa da noite e enfrentamos outro dia ardente no deserto.

Mais uma razão para querer ir direto ao Cairo foi que eu acreditava que tínhamos experimentado o melhor do Egito e que estava na hora de um descanso com ar condicionado. Das Grandes Pirâmides aos hieróglifos dos templos de Luxor, até Abu Simbel, às margens do lago Nasser, havíamos viajado de volta no tempo até a era dos faraós. Não achei que o Faiyum pudesse oferecer algo que ainda não tínhamos experimentado.

Mas eu estava enganado. Você sempre pode tomar banho, sempre pode relaxar no conforto do ar-condicionado, mas nem sempre pode estar no Egito. Oásis de Faiyum, uma depressão no deserto ao sul do Cairo, valeu a pena. Conhecido na história antiga por sua abundante vida vegetal e animal, já foi o celeiro do Egito. A arqueologia desenterrou uma riqueza de ruínas antigas, que remontam à pré-história. Faiyum (também escrito Fayoum) leva o nome da palavra copta Phiom, que significa lago ou mar, e 37 milhões de anos de ossos de baleia foram encontrados no que antes era um imenso oceano pré-histórico.

Almoço em Faiyum

Almoçamos em um hotel com vista para um lago de água salgada com 10.000 anos de idade. Esqueci-me de tomar banho enquanto mergulhava em peixe grelhado (cabeça, cauda e tudo), arroz, saladas, favas amassadas em vagens longas e verdes, medulus cheios, molokhiya, koshari com lentilhas e cebolas e pão pita com uma variedade de molhos e molhos. Eu gostei especialmente do molho de iogurte de pepino (Salatet Zabadee), que eu poderia ter comido em todas as refeições! Havia também legumes cozidos levemente, pizza carregada com azeitonas, tâmaras e pudim ou pudim.

Mencionei que a comida no Egito é uma das melhores que já comi?

O homem no lago

Enquanto comíamos, o único sinal de atividade no lago de água salgada era um homem que estava de joelhos na água tentando vender uma braçada de colares para nós no restaurante do hotel. Parecia um esforço fútil. Eu não via nenhum interesse entre os clientes e o homem não era permitido nos terrenos do hotel.

Gostaria de saber se os clientes em potencial precisariam entrar no lago para comprar alguma coisa, mas nunca tiveram a chance de descobrir. Quando perguntei ao nosso guia e aos garçons sobre ele, eles foram desdenhosos. Era óbvio que eles o teriam banido se pudessem, mas ele estava além do alcance de sua autoridade.

Nossas mesas tinham vista para a água, e eu podia sentir o cheiro de uma brisa de peixe e água salgada. O homem segurava os colares nos braços estendidos e a água lambia as pernas. Ninguém mais parecia curioso. De onde ele veio? A propriedade do hotel estendia uma distância de ambos os lados, e não havia barcos nas proximidades que o tivessem deixado.

Imaginei-me correndo em sua direção, trocando dólares por colares. Eu já estava suja e precisava de um banho, então que diferença isso fazia? Mas achei que a equipe do hotel e meu guia, para não mencionar meu marido e amigos, desaprovariam e, pensando bem, não conseguia me imaginar mergulhando no lago, fazendo uma transação comercial cair na água.

Compramos colares de homens em camelos em Gizé. Em nosso barco fretado para a vila núbia, os homens nos venderam braçadas de pulseiras que distribuí como lembrança para familiares e amigos quando voltei para os Estados Unidos. Mas agora gostaria de ter encontrado uma maneira de comprar colares do homem no lago.

Eu quero voltar

Nossa viagem ao Egito foi em um momento em que o turismo estava no auge, antes da Primavera Árabe. O turismo vacilou nos anos seguintes, mas fico feliz em saber que uma recuperação está em andamento e os turistas estão retornando.

Eu quero voltar. Não gosto de ver nosso mundo se estreitando, nossas opções ficando limitadas por causa da destrutividade fútil da guerra. Gosto de pensar que Deus criou um mundo vasto e bonito para explorar e experimentar, e que ele desaprovaria a violência que nos impede de nos envolvermos total e livremente com todos os aspectos ricos e gloriosos da vida.

Foto de Alan Labisch no Unsplash

Quero ir ao Egito novamente, e talvez da próxima vez jogue a cautela ao vento, entre no lago e compre colares do homem em Al Faiyum.